Tricô de dedo: aproveitando a volta desse friozinho persistente, vamos aprender a fazer tricô de dedo?

Boa noite meninas!!!
Aproveito esse finalzinho de domingo gostoso, com um friozinho que tem pairado sobre São Paulo já há alguns dias, diria até que há algumas semanas.., saudades do sol, amo o sol..., sinto falta dele...rsrs
Mas já que essa Primavera está bem mais com cara de finalzinho de Outono e começo de Inverno,  aproveito então para colocar no ar um post que eu queria mostrar a vocês a tempos mas ainda não tinha encontrado a oportunidade... e ela apareceu...hehehehehehe.
 
Eu aprendi com uma pessoa muito especial e abençoada, a Tatiane. Ela trabalha na loja do meu pai, a SINGLEMAR, em Caraguatatuba, litoral norte de SP. Alô galera da região, se precisarem de aviamentos, máquinas de costura, novelos de lã, linhas, etc, dá um pulo lá!!
 
Bora aprender a fazer tricô de dedo? Vocês já ouviram falar dessa "modalidade" de tricô??? Gente, é muito legal...rsrs. Dá para fazer no carro, no metrô, na fila, no ônibus.....hehehe.
 
 
 
Primeiro passo: comprar um novelo da Círculo, modelo Sensual Classe na sua cor preferida. Esse novelo eu ganhei do meu pai, uma cor parecida com o "nude". Observe que ele tem uns "quadradinhos", fundamental para o tricô de dedo:
 



Segundo passo: abrir o novelo e fazer um nozinho na pontinha para não soltar os pontos que faremos:




Terceiro passo: após fazer um nozinho firme, vamos colocar um "quadradinho" (ou buraquinho) em cada dedo (nos 4 dedos, deixando o polegar de fora para nos auxiliar a segurar o fio), no entanto, NÃO ESQUECER de pular um quadradinho para cada dedo, conforme foto abaixo:






Quarto passo: após o último quadradinho no último dedo ("mindinho"), voltar com fio e colocar novamente os quadradinhos nos dedos, voltando até o indicador (fura-bolo, hehehe), assim você ficará com duas linhas nos quatro dedos. Ah, quando terminar o último quadradinho no último dedinho e voltar no sentido do indicador, também pular um quadradinho tá? E observe o polegar: está segurando o que sobrou da linha para ela não atrapalhar ok?


 
Quinto passo: Esse é o "pulo do gato", vamos prestar bem atenção ok? rs. Observe a foto anterior, você ficou com duas linhas nos dedos ok? Então agora nós vamos pegar a primeira linha que colocamos nos dedos, a mais próxima a base da mão e vamos passar essa linha por cima da última linha e deixar ela "cair" suavemente para baixo do dedo:







Assim por diante, seguindo o Quinto Passo até o último dedo, assim podemos observar que ficaremos novamente com uma linha nos dedos.

Sexto passo: Não esquecer de ir sempre "puxando" e ajeitando o cachecol que vai se formando na palma da sua mão. Assim ele vai ficando com um babado bonito à medida que ele vai "crescendo":



Sétimo passo: Arremate - para arrematar o cachecol faremos o seguinte: deixar apenas uma linha nos dedos, observe a foto abaixo:
 
 
 Oitavo passo: pegar o primeiro quadradinho do dedo indicador e colocá-lo no dedo seguinte:


Nono passo: o quadradinho do dedo seguinte, passar por cima do quadradinho que você colocou nele e que era do dedo anterior e assim por diante até ficar apenas um quadradinho no seu dedo mindinho. Lembrar é como nos passos anteriores - o quadradinho (ou círculo, se você preferir) de trás passa por cima do primeiro:




Décimo passo: quando sobrar só um no dedo "mindinho", retirar, dar um nozinho para arrematar e voilà, é só sair por aí mostrando seu charme e seu novo cachecol.
Tenho certeza que você vai gostar desse fio da Círculo, pois ele fica tão macio, é muito legal.


 




Cachecol finalizado:




 

Ah, antes que vocês se perguntem "uai, ela fez uma cor de cachecol e depois mostrou outro finalizado...hé hé hé, não entendi" e coçou a cabeça né..kkkk, pois é, lembra que falei que este post já estava rondando as minhas idéias faz um tempão? Então, o cachecol já estava pronto mas tinha esquecido de tirar fotos do passo a passo ai resolvi fazer outro, mas como ia demorar pra ficar pronto (sou ansiosa né..kkk, na verdade o cachecol você termina em uma tarde mas eu queria em 15 minutos..kkkk), resolvi postar o passo de uma cor e o cachecol já pronto de outra, rapidinho, correndinho pra vocês verem..kkk

E olha eu, toda faceira com meu cachecol ontem, me preparando para ir a uma festa de despedida de uma amiga do trabalho do meu marido, que está indo para a Alemanha estudar:



Gostou? Espero que sim. Caso tenham dúvidas sobre o passo a passo, fiquem super à vontade para questionar, criticar ou dar sugestões..

Obrigada e tenham todos uma excelente nova semana!!

Bjokas mil!!!

4 comentários:

  1. Nossa, muito interessante. Não conhecia e não tenho paciência nenhuma pra este tipo de arte hehehe.. meu negócio é costura mesmo.
    Mas parabéns você arrasou, ficou lindo o trabalho.
    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vc gostou.., pois é, eu ta,bém não tenho muita paciência mas gostei dessa modalidade porque você faz em uma tarde, é super rapidinho..., adoro essas coisas que a gente faz em uma tarde..hehehehe.
      Obrigada pelo carinho..
      Bjokas

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar e confesso que amei!
    Não sei fazer tricô e achei bem interessante a técnica com as mãos...
    Obrigada por ensinar com PAP!
    Ficou bem lindo!!
    Um bejim e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, obrigada pelo recadinho, que bom que gostou, fico feliz!!!! Se quiser tentar e tiver alguma duvida e só gritar que te ajudo..
      Obrigada..

      Bjokas flor..

      Excluir

Comenta vai, só unzinho.....rsrs :-)
Obrigada!!!!